A Forma da Água - Figurino

by - quarta-feira, julho 25, 2018

A Forma da Água foi indicado para 12 categorias e é vencedor de 4 Oscar: Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte (Design de Produção), Melhor Diretor e Melhor Filme.

O filme é de 2017 com gravações feitas em Toronto, Canadá, de Guillermo del Toro. O diretor mexicano é conhecido por seus trabalhos com uma estética própria, trabalhando ficção com elementos fantásticos, seus filmes mais conhecidos são: O labirinto do Fauno e Hellboy
Gif do filme "O labirinto do Fauno"
Na entrevista de Del Toro para o Jimmy Kimmel ele comenta que aos 6 anos ele assistiu O monstro da lago negra e achou que seria uma história de amor que ia dar certo. Já temos ai uma grande referência para a criatura central do filme e o enredo com tom de fábula.
Entrevista do canal oficial do Jimmy Kammel clicando aqui.
Gif do filme " O monstro da lagoa negra"
Luis Sequeira, figurinista canadense, trabalhou nos figurinos do mais recente remake Carrie, a Estranha e Mama, ambos filmes de suspense/terror. E está creditado no IMDb como figurinista da continuação em andamento It: A coisa, capítulo 2, previsto para 2019.
Carrie, a estranha
Luiz junto de Del Toro trabalharam juntos nos detalhes. A história se passa em 1962, guerra fria, e só foram usadas peças ou tecidos da época.
As peças femininas são mais simples tanto por a maior parte do tempo estão de uniforme tanto também a posição financeira/social. As cores são mais sóbrias, silhuetas mais simples e com grande foco nos casacos sobretudos.
Personagens sem o uniforme.
Já as peças masculinas são bem representadas pelo nosso antagonista, um homem padrão da época que sempre está de terno, sobre tudo e até chapéu.  
Antagonista usando terno.
O uso de verde e azul predominam a obra, em tons aquáticos. Isso traz a sensação de umidade. O verde é citado algumas vezes como a cor do futuro, o laboratório tem essa cor. 
Percebam o uso das cores.
O vermelho tem seu destaque representando o amor. No início do filme, temos Elisa usando verde, mas conforme vai se encantando com a criatura ela começa a usar acessórios vermelhos, e no fim do está completamente vestida da cor vermelha.

Um guilty pleasure de Elisa são os sapatos e mostra ela desejando um sapato vermelho. No fim vemos sapatos parecidos, ou aqueles mesmos, nos pés da princesa sem voz. Uma boa referência ao contos de fadas. Além do sapato representar o desejo de Elisa, na cena final ele representa o desprendimento terrestre, pois para onde ela está indo não são necessários sapatos.

A evolução de Elisa foi sendo mostrado através do uso do vermelho. Aos poucos ela foi se soltando de um mundo todo verde, se apaixonando, se envermelhando, para ir para um mundo azul.

Gostou, compartilhe! Se quiser acrescentar, comente! Nos siga no facebook para saber quando sai nossas próximas postagens. 

Essa postagem foi feita a partir da opinião da autora juntamente com referências citadas durante o texto e/ou nas fontes a baixo.
Fontes:
https://casavogue.globo.com/Colunas/Arte-do-Cinema/noticia/2018/03/oscar-2018-tudo-sobre-os-indicados-melhor-figurino-e-maquiagem.html
https://www.youtube.com/watch?v=ceOjNDJpLf4
https://www.youtube.com/watch?v=KlYK2GLkYvE 

You May Also Like

0 comentários