Como fazer um Caderno de modo fácil

by - domingo, fevereiro 19, 2017

Caderno é algo que combina com o nome de Blog. Post passado falei bem por cima do Bullet Journal, BUJO para os mais íntimo. Se quiser dar uma olhada nesse texto clique aqui. Pra começar, eu preciso de um caderno, então decidi usar material que eu já possuo em casa para fazer um:

  • Folhas quadriculadas;
  • Papel Canson 180gr/m²;
  • Papel de presente;
  • Régua;
  • Tesoura;
  • Cola bastão;
  • Grampeador e grampos;
  • Borracha.
Segue a baixo o tutorial. Clique em Continue lendo.
Decidi usar folhas quadriculadas para facilitar a vida na hora de fazer os Ícones. Mas tendo em vista que podemos fazer qualquer tipo de caderno, da maneira em que estou colocando aqui, o tipo do papel fica a escolha. Ex: Sulfites, color plus, papel Canson, papel pautado ou fazer um mix entre eles.

Usei 12 folhas de tamanho aproximado de A3 dobrado (Um "sulfite" de cada lado; tipo um caderno brochura). Cortei, com o auxílio da régua, na dobra tornando-as A4 (Sulfite comum).

Cortei os A4 ao meio, ficaram com o tamanho aproximado de A5. (A cima coloquei uma folha de caderno como referência ao tamanho).

Para a capa usei a metade de uma folha do papel tipo Canson, porém se tiver algum material mais duro como Papel Panamá ou Paraná, fica com a capa mais firme. Para encapar usei um papel de presente da Hora de aventura, que sobrou do natal.

Nesse momento você pode ousar e montar a capa como quiser. Fazer recortes, realçar algum ponta da sua estampa ou até fazer liso. Como minha estampa já é bem carregada, preferi me manter apenas nela.

Encapei da mesma forma que minha mãe encapava meus cadernos na infância.
Aqui você pode fazer alterações trabalhando as contra-capas.

Dobrei folha a folha ao meio e coloquei uma dentro da outra.

 Depois coloquei todas as folhas abertas pelo meio junto a capa. Abri o grampeador, coloquei a borracha por baixo do caderno para servir de amortecedor do grampo e grampei.

Com a ajuda da tesoura (dá para usar o extrator de grampos também) dobrei as pontas dos grampos para segurar as folhas.

Deixei um bom tempo de baixo de um livro pesado para que ele ficasse mais fechado e acomodado.

E esse é o nosso resultado
Foi bem mais fácil que imaginei. Dá pra fazer diário, sketchbook, caderno de anotações, Bullet Journal e tudo que a imaginação criar.

Segue a Fonte na qual me inspirei para o tutorial:

You May Also Like

0 comentários