Noções básicas sobre tecidos - parte 2

by - sexta-feira, setembro 29, 2017

Para costurar é bom saber mais do que apenas mexer na máquina de costura.


Alguns conhecimentos sobre tecidos são importantes na hora de costurar, vão te ajudar no resultado da sua peça. As dicas a seguir são sobre como tratar e ver seu tecido antes dele ir ser costurado na sua máquina de costura. Se você quiser ver mais sobre tecidos, fiz uma postagem sobre tipos de tecido e suas estruturas, que você pode ver clicando aqui

Ourela
Todo tecido plano possui ourela. Esse nomezinho se refere aquela "margem" que fica nas laterais do tecido, no sentido do comprimento, que dá para ver até uns furinhos ou marcações nela. Essa margem foi usada na hora da fabricação/beneficiamento do tecido para ser presa aos cilindros, por isso dos furinhos.
Fonte da imagem: http://glossario.usefashion.com/verbetes.aspx?idindice=15&idverbete=652
O que isso muda na hora de cortar o molde?

Pela ourela conseguimos saber onde está o "fio" do tecido. Ela fica paralela ao fio de urdume e perpendicular a 90º está a trama, e o fio é paralelo a ourela, ou seja, onde o urdume está. Se cortarmos o molde da nossa peça fora do fio, torto em cima do tecido, isso pode tornar o tecido repuxado, desfigurado e dando uns aspecto feio. Por isso é importante saber o fio do tecido e do seu molde.
Outro fato importante de saber onde é o fio do tecido é quando precisamos usar o corte no viés, ângulo de 45º da ourela. Esse tipo de corte dá um caimento maravilhoso para vestidos, saias e peças amplas.

Lavar o tecido antes de cortar
Fonte do gif: https://imgur.com/gallery/0XXI2
Gente, parece bobo mas faz muita diferença. Não é apenas por conta de sujeira. O tecido, no seu processo de confecção e tratamento, pode passar por estiramento (por ficar muito tempo esticado ou por algum processo de beneficiamento), usarem goma e outros processos que podem alterar o tamanho do tecido. Lavando o tecido evitamos que a peça fique menor do que planejado na primeira lavagem.

Como cortar
Como mencionado lá em cima, na parte da Ourela, é importante posicionar seu molde corretamente no tecido.
Fio do molde paralelo ao fio do tecido, para isso é interessante verificar medindo a diferença entre ambos por todas a extensão do fio desenhado do seu molde.
Depois disso, importante alfinetar o molde ao tecido, isso evita que seu molde corra enquanto o riscamos. Riscar com giz de alfaiate seu molde. Tire o molde e ai corte, fica mais fácil assim e evita erros na hora do corte.
Use uma tesoura que seja exclusiva para tecido, afiada e, para facilitar, grande. Mantenha sua tesoura firme e use toda a extensão da lâmina. Tente seguir o mesmo sentido para não ficar os picotes.

Se você gostou, compartilhe! Se você tem alguma outra dica ou sugestão, comente!

You May Also Like

0 comentários