Noções básicas sobre tecidos

by - sábado, setembro 23, 2017

Na arte de costurar é preciso mais do que costurar.

 

Ter conhecimentos sobre tecidos, modelagem, acabamentos e algumas coisitas mais, é imprescindível para um maravilhoso resultado. Então vamos falar nessa postagem sobre Tecidos, uma noção bem básica.

Primeiro fato que necessita de uma luz é que existem alguns tipos diferentes de tecido, que são diferenciados por suas estruturas:


Plano: É um tecido feito do entrelaçamento de dois fios em ângulos retos. Fios horizontais são a trama e os verticais são o urdume.

Malha: É um conjunto de laçadas que se entrelaçam para formar carreiras, que logo se juntando formar o tecido. (Pela imagem dá para ter uma noção melhor) Quando pensar em malha, lembre de Tricô.

Tecido-não-tecido: Conhecido como TNT, são fibras prensadas, que não são entrelaçadas, formando uma manta. Aquele Perflex de limpar a pia é o um tipo de TNT, mas tem muitos outros como toucas médicas.

Fonte: http://www.audaces.com/tipos-de-tecido-plano-x-tecido-malha/

O que isso muda na sua vida ou nas suas costura?

Cada tipo de tecido tem um caimento, tem maneiras diferentes de ser costuradas e usos diferentes.

Tecidos planos são menos flexíveis do que malhas, por exemplo, mas tem uma variedade maior. Os planos geralmente são mais "sofisticados". São usados na alfaiataria, roupas sociais, trajes de festa e peças mais estruturadas. E por ser mais "seco" é mais fácil de ser costurado.

Com malha você consegue fazer peças mais confortáveis e/ou justas por conta da estrutura do tecido que permite maior flexibilidade, mesmo sem elastano.
Na hora de costurar, a malha demanda mais atenção, para que não "cresça" enquanto você costura e nem fique enrugada. Overloque é usado nesse tipo de tecido, pois é necessário que o ponto não segure o movimento da estrutura, caso isso aconteça, a costura acaba arrebentando, por isso a costura reta não é uma opção.

Além dos fatos citados, claro que a composição dos tecidos ajuda no caimento diferente de cada estrutura, mas isso já assunto para outra postagem.

Se você gostou, compartilhe. Se quiser complementar, deixe um comentário. Agradeço sua visita!

You May Also Like

0 comentários