Cadernos e Croquis

A moda sempre esteve ligada a âmbito social como também a parte prática. Você tampa sua nudez, se protege do sol ou do frio como ao mesmo tempo isso pode designar de que grupo social você está inserido. Moda parece fútil, pode ser fútil muitas vezes, mas é algo sério e pode mudar muitas coisas nas nossas vidas.

Auto estima pode ser largamente associada a roupas. Você saber se vestir apreciando o corpo que tem é algo de valor inestimável para o seu bem estar e amor próprio. Estou na luta, especialmente, nessa época de festas, para continuar aprendendo como me auto apreciar e meu corpo está entrando nessa parada. Não encontrar roupas que não te servem é frustrante, como não saber valorizar sua imagem é pior ainda. Olhar seu corpo, com ou sem roupa, no espelho e achar lindo é um desafio que todo mundo deveria fazer todos os dias.

Moda pode ser também usada como movimento de resistência. Pode ser o caminho para fazer as pazes consigo mesmo ou/e com o mundo. Mostrar ao mundo como suas diferenças podem te fazer tão belo e tão igual também através de tecidos costurados de forma que exaltem essas singularidades é algo que aumenta a confiança e seu dia pode ser melhor, pois você pode ser você mesmo da sua forma linda.
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Gosto de assistir filmes para me ajudar como referência na hora de estudar História da Moda. 
Aqui vou falar de filmes que podem servir de Referência para a "Belle Epoque" Séc. XX.
Bora assistir uns filmes nessas férias. Abre o Netflix, pega seu balde de pipoca e vai ser feliz aumentando seu Repertório Cultural (já falei disso aqui), descansando e fixando assunto.
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Consumir artes, ver coisas bonitas, acompanhar o desenvolvimento de trabalho de outras pessoas e tutorias são formas de fomentar aquele lance que já comentei aqui no blog de Repertório Cultural. As redes sociais me ajudam com essa tarefa de encher meus olhos e me ajuda com a criatividade.

Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Você já parou para pensar como é que essa blusinha que está na gôndola custa apenas 5 reais?! Esses dias por aqui em São Paulo com 5 reais só conseguíamos comprar 1 litro de leite. Por que um bem durável, como uma peça de roupa, é quase o preço de 1 litro de leite (que estava/está caro), um bem consumível?
Quem fez minhas roupas?

Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Bora arrasar nos Jingles Bells da vida
Ganhei de aniversário de uma linda e querida amiga, Joice Ketellem, um vestido. Experimentei, entrou, mas ficou apertadinho. Eu adorei o vestido. Dadas as circunstâncias, deixei esse vestido como meta para meu Natal, quero e vou utilizar ele na festança. Essa meta tem como objetivo fazer com que eu me exercite.
Minha luta é contra o sedentarismo e não contra o peso. Preciso de um motivo para me exercitar, pois meu corpo precisa de movimento para me ajudar com minha ansiedade crônica. Os profissionais com quem já me consultei ou ainda me consulto, todos têm a mesma recomendação em comum: exercícios físicos. Não que eu não tenha meus problemas com a balança, mas outra luta minha é pela auto-aceitação total e amor próprio.


Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

Sou bem ligada nas redes sociais quando o assunto é conteúdo. Gosto de ter no Instagram e no Pinterest postagens que me agregam algo, informações ou belos desenhos/tatuagens. Tenho meu perfil social e o do Fim do Universo (onde eu posto minhas "artes") que é onde seguido o povo das arte.
Então reuni, a pedido das minhas amigas de curso, alguns perfis legais, que tem como assunto principal moda e que são interessantes.
É só clicar no título de cada perfil para ser direcionado para lá.

O cabide
Esse perfil é atrelado a um blog. Conheço a blogueira que é uma pessoa maravilhosa, ela já é formada em moda e está fazendo curso técnico conosco. Assunto recorrente é o Plus size, tanto como moda como também a relação com o corpo e sociedade. O site é bem recheado, tem bastante coisa interesse e também tem parte de vagas na área. Deixo aqui o link para o blog/site também.
http://ocabide.com/

Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Tem um concurso para ETECs de fotografia que o tema é "Um dia com Conrado Segreto". Os 6 melhores de cada ETEC vai expor sua foto no Sesc Ipiranga, o top 3 ganha prêmios: 1º lugar - máquina de costura; 2º e 3º livros e revistas de moda.
Deixo aqui um vídeo sobre o homenageado para a apreciação.
Eu inicial queria fazer algo fantástico, inovador e super criativo. Entrar para ganhar. Quebrei minha cabeça por um bom tempo e não saiu algo interessante. Fora que dei com os burros n'água, pois achei poucas informações sobre ele pela internet da vida.
 Fiquei um tempo de boa, cuidando dos meu problema e talz. Tinha até desistido quando a ideia me chegou enquanto eu fazia um gráfico para ponto cruz (bordado). Eu adoro fazer isso: desenhar e depois quadricular o desenho para transformá-lo em um punhado de "x".

Uma das professoras envolvidas na produção do concurso até me falou que isso não é foto e eu a informei que tirei fotos dos meus desenhos. O resultado sai hoje.

Deixo alguns dos links que fizeram parte da minha pesquisa
http://vogue.globo.com/moda/moda-news/noticia/2012/12/novo-livro-celebra-o-trabalho-do-talentoso-estilista-conrado-segreto.html (imagem do croqui)
http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,segreto-o-enfant-terrible-da-moda,967933
http://www.estilozzo.com/index.php/lnoticias-3/467-conrado-segreto
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

O que é um repertório?


Disposição de assuntos em ordem que facilita encontrá-los ou título de certas coletâneas. Então seria sua bagagem de vida: tudo que já assistimos, ouvimos, lemos e aprendemos.


Qual a importância?


Quanto mais extenso for seu campo de conhecimento maiores são chances de ideias. Tendo mais referêcias você tem mais espaço para que o seu raciocínio se desdobre e que com fragmentos de coisas que são conhecidas forme algo novo. Quanto mais dados mais chances.
No ramo onde criatividade é algo fundamental, é necessário entender o mundo que nos cerca e suas referências.

Eu entendi essa referência

Como criar um?


Crie o hábito de consumir mais informações. Descubras quais os temas que mais te interessam e a partir disso procure e pesquise. Assista filmes, séries, documentários, animações e programas sobre. Leia livros, revistas, quadrinhos e jornais. Logo esse assunto inicial vai ser interligado a outros atráves das suas novas informações captadas, seus interesses vão crescer e você vai continuar aumentando sua rede. Logo logo vamos estar pensando de maneira diferente e mais global.




Como utilizá-lo?

A associação de informações e ideias vai ser automática. Uma coisa vai te levar a outra que se liga a mais uma que vai te levar longe pela criatividade. Imaginação é uma coisa importante para a parte de criação e quando lemos, ouvimos ou assistimos algo isso é estimulado.
Comece já a exercitar o seu cérebro, alimentar sua imaginação, aumentar o repertório e se divertir!


Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Já fiz alguns resumos referentes a está matéria.
Porém vou postar aqui mais algumas coisas que me ajudaram e podem ajudar você também com estudos e/ou trabalho sobre esse tema.
Nos foi pedido uma linha do tempo visual. Para que a quantidade de informações não nos engula e nem nos faça sentir perdidos, vamos dividir o trabalho e fazê-lo por partes, pois a calma nessas horas ajuda e por incrível que pareça, economiza tempo.
Procurando por exemplos ou até material percebo que grande maioria é sobre apenas o século passado.

Montagem:
Primeiramente definimos o programa a qual vamos usar e layout do trabalho. Meu marido me ajudou nessa parte me trazendo da agonia para luz com essa ideia. A partir dai fica mais fácil, pois é só preencher os campos do layout já montado. Vou me guiar pelo títulos e subtítulos .A linha começa do Período Antigo (a.C.) e termina em Império Bizantino(d.C.), temos então 5 títulos: Pré- História, Antiguidade Oriental, Mesopotâmia, Antiguidade Clássica ; com seus subtítulos que são seus povos.

Decidi depois de algumas pesquisas sobre linhas do tempo com ferramentas on-line e optei por uma das opções mais simples: PowerPoint. Os slides estão em tamanho A4 retrato.
  • Capa 
  •  uma página para cada imagem; cada povo uma imagem de cada sexo; descrição de imagens contendo principal característica que diferencia dos outros, o motivo dessa característica, 
  • Fontes 

Vou postar algumas das minhas fontes e um link que achei interessante:

Apostila:
https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/e/e3/Historia_indumentaria.pdf

Imagens da Mesopotâmia
http://www.blogchacomestilo.com.br/2016/08/historia-da-indumentaria-povos.html

Olha que evolução do tempo legal
https://www.behance.net/gallery/14707531/Linha-do-Tempo

Percebi que começar pelo layout do trabalho me ajudou bastante para que eu não me sentisse perdida,  O PowerPoint é bem simples de trabalhar o que me fez ganhar tempo. O trabalho foi interessante  para refrescar a memória e fixação da matéria, exercitei minha habilidade tanto na montagem como minha paciência com o estresse do prazo.

Espero que meu relato ajude de alguma forma ;)

O Trabalho:


Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Na aula de Pesquisa e Planejameto de Coleção foi pedido para que fizessemos um Mood Board do público alvo a qual faremos nossa pesquisa e o trabalho completo dividido em várias partes.
Para começar, Mood Board é uma prancha ou painel semântico, onde você vai colocar sua ideias ditas em imagens, ou seja uma montagem só de imagens que defina visualmente o que você está querendo expor.
Um exemplo sucinto de Mood Board encontrado no Pinterest
Público Alvo é o segmento com determinadas caracteristicas com o qual vamos trabalhar. Então vamos determinar quem vai consumir nosso produto, expondo suas características. Essas características podemos ter como exemplo: lifestyle (qual estilo de vida que a pessoa leva), idade, interesses, profissão, gostos e etc.
Para montar esse trabalho eu fiz algumas pesquisas de como montar essa colagem virtual. Nunca tinha feito algo do tipo. Utilizei, eu e as meninas do meu grupo, o Pinterest para encontrar a maioria das imagens.Meu albúm do Mood Board
Procurei um app para colocar várias fotos e encontrei o Atlantas. Ele é interessante pois te permite fazer colagens da sua maneira e com várias formas de fazer alterações.
Porém eu queria tirar o fundo das imagens, deixar só a pessoinha ou só o objeto, tipo png. Fui pesquisar como fazer isso e me deparo com esse link do Techtudo. Faço o download dos apps Photoscape e Photofilter.
No começo é um pouco complicado, mas na terceira imagem eu já tinha pego o jeito.

Esse é o resultado do nosso trabalho. Para um primeiro trabalho do tipo até que fui bem!
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Vamos resumir o que ocorreu da última postagem até aqui:

Tranquei a faculdade por falta de recursos. Trancar um curso o qual você está curtindo não é uma barra muito fácil de se segurar não consegui cantar didigdidiê com o Raça Negra. Fiquei um tempo sem estudar. Só trabalhando.
Comecei um curso de Secretariado. Me ajudou muito com organização. Era mais bagunceira. O tempo de curso foi aproveitoso. Enquanto cursava o técnico, me preparava para FUVEST para cursar Letras. Não rolou. Mas segui com o plano de vir morar em São Paulo.
Criei um perfil no Instagram, o Fim do Universo, para minhas criações em ponto cruz nerd/geek.
Hoje estou no curso técnico de Modelagem do Vestuário em uma ótima ETEC.

Isso foi meu breve resumo.
Pretendo manter o blog como meu diário acadêmico, para ajudar outros estudantes como eu e para documentar meu caminho.
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Newer Posts
Older Posts

Sobre a autora

Meu nome é Karen Gabrieli Viana. Tenho 24 anos. Amo São Paulo. Apaixonada por costura, moda, filmes e música.
Sou Técnica em Modelagem do vestuário pela Etec Carlos de Campos, mas antes disso estudei 2 semestres de Design de Moda na universidade CEUNSP, Salto/SP.

Sigam-me os bons!

  • Facebook
  • Instagram

Postagens mais visitadas

  • Aquele "Help" para procurar emprego
    Estou, como boa parte de brasileiros, infelizmente, desempregada. Meus dias têm sido recheados numa mistura de desespero, esperança e procur...
  • Projeto 333 - Conheça o conceito!
    Conheça esse projeto de guarda roupa minimalista. Desafie-se ser mais usando menos! Assistindo o documentário " Minimalis: ...

Tags

Dicas Moda História da Moda Sociologia da Moda Tec. Têxtil Resumo Filmes Eventos Costura Cultura Pop Desenho de Moda I Modelagem Figurino Sustentabilidade Aplicativos Instagram Marketing Netflix Tutorial Cinema História da Arte YouTube DIY Plus Size

Sponsor

Se você quiser anunciar entre em contato por fimdouniverso@outlook.com

Blog Archive

  • ►  2018 (32)
    • novembro (2)
    • outubro (3)
    • setembro (4)
    • agosto (5)
    • julho (3)
    • junho (1)
    • abril (4)
    • março (2)
    • fevereiro (5)
    • janeiro (3)
  • ►  2017 (20)
    • dezembro (1)
    • novembro (1)
    • outubro (2)
    • setembro (2)
    • abril (1)
    • março (4)
    • fevereiro (6)
    • janeiro (3)
  • ▼  2016 (11)
    • dezembro (4)
    • novembro (2)
    • outubro (1)
    • setembro (3)
    • agosto (1)
  • ►  2014 (3)
    • janeiro (3)
  • ►  2013 (85)
    • novembro (4)
    • setembro (5)
    • julho (2)
    • junho (9)
    • maio (9)
    • abril (22)
    • março (19)
    • fevereiro (10)
    • janeiro (5)

Created with by BeautyTemplates| Distributed By Gooyaabi Templates